sábado, 8 de janeiro de 2011

Os tucanos perdem para a chuva de SP há 16 anos‏

Choveu, danou-se.Todo ano é a mesma novela --"Chuvas de Verão". Chega o calor, começa o aguaceiro e aí é só uma questão de tempo até acontecerem as tragédias.

Em Mauá, na Grande São Paulo, uma mãe de 34 anos e o filho, de 11, morreram soterrados por um deslizamento de uma encosta.

Ela estava na cama, descansando depois do trabalho. A criança estava jogando videogame na sala, com um tio. Chovia forte na região desde o Natal, mas funcionários da prefeitura não apareceram por lá. Agora, para piorar ainda mais a situação em São Paulo, até as Rodovias ficam alagadas. A rodovia Anhanguera ficou interditada totalmente por volta das 9h de ontem, formando um congestionamento com cerca de 8 km.

É claro que ninguém, podendo escolher, decide morar num barraco em área de risco. Quem ocupa esses lugares em geral tem poucos recursos e pouca informação. Por isso, os governos têm de ajudar essas pessoas a encontrar um lugar mais digno e seguro para viver.

Entre 2003 e junho do ano passado, o governo federal liberou R$ 5,8 bilhões prevenir as enchentes. Onde Kassab e Serra colocaram o dinheiro? Está aplicado no mercado, rendendo juros para o Serra passear na França, onde está agora?

Além das mortes que poderiam ser evitadas, a falta de preparo para a temporada de chuvas afeta toda a população. É só chover um pouco mais forte que bairros inteiros ficam alagados por dias. E muitas regiões sofrem também com falta de luz, que em geral dura horas sem que se tenham boas explicações.

Está mais do que na hora de as autoridades enfrentarem esse problema a sério, com soluções de longo prazo, que não se dissolvam ao sinal da primeira trovoada. E os paulistanos que adoram o PSDB, deveriam cobrar dos politicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário