sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Pequena Foca


7 de maio de 2011 - 09:43


Moacir de Souza - Secretário Municipal de Educação

Os cerca de 7 mil moradores da pequena localidade de Foca desconheciam o significado da palavra fama. Até que lá se instalou um famoso ‘empresário’ do ramo das comunicações. Foca não sabia o que era elite até que seus membros mais ilustres começaram a aparecer na coluna social do famoso jornal ‘Ontem’.

Com o Ontem a elite passou a ter os seus 15 minutos de fama e o empresário que não era bobo nem nada, começou a pensar na famosa contrapartida. Logo ele foi convidado para palestrar numa espécie de Jockey Club local. O tema escolhido para a palestra foi ‘As maravilhas e os desafios de editar o diário Ontem em Foca’.

Os participantes ficaram encantados com a retórica, a oratória e capacidade de interlocução daquele que mais parecia um ‘Onassis’ das comunicações. Ele conseguiu impressionar a todos ao descrever seus compromissos com a verdade da informação. “Não basta ser honesto. Temos que parecer honestos”, disse citando uma frase famosa.

Mas o nosso Midas da Imprensa aos poucos foi colocando as manguinhas de fora. Ele era muito hábil ao escolher a dedo aquelas que passaram a ser suas vítimas favoritas. Se ele não tinha algo que depusesse contra suas vítimas, sem demonstrar o mínimo constrangimento, ele simplesmente inventava fatos. Sim, ele era muito inventivo.

Aos poucos os famosos e indefesos moradores de Foca passaram a experimentar as garras do grande inventor do diário Ontem. A ‘fatura’ enviada às vítimas não era nada simbólica. A situação foi lentamente se invertendo. Da coluna social, os rostos dos singelos moradores de Foca, aqueles que não aceitaram ser vítimas de extorsão, passaram a ser estampados nas páginas de polícia.

Toda vez que os moradores pensavam numa solução para o problema ‘Kane’ [ah, esse era seu nome], alegava ameaça à liberdade de expressão. Ele continuou extorquindo suas vítimas na pequena Foca por muitos e muitos anos até cair em desgraça fazendo-se de vítima de preconceito ao ser acusado de praticar Imprensa Marron.

- Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Um forte abraço.

- Dia 1º de Junho é o Dia da Imprensa. Parabéns a todos os jornalistas que com honestidade contribuíram para a consolidação da democracia em nosso país


Nenhum comentário:

Postar um comentário