segunda-feira, 24 de outubro de 2011

10% do PIB para a Educação, já!

10% do PIB para a Educação, já!

Moacir de Souza - Secretário Municipal de Educação

Em matéria publicada pela revista Piauí deste mês o ministro da Educação, Fernando Haddad afirma que na sua gestão o orçamento do ministério passou de 19 para R$ 69 bilhões.

Informa também que o índice de analfabetismo caiu de 13,6 para 10%, a escolaridade passou de seis para sete anos e meio, 48 mil educadores foram contratados apenas na última década e o Programa Universidade para Todos – Prouni terá atendido cerca de 1 millhão de jovens até o final deste ano.

Na nossa cidade, muitos avanços ocorreram na Educação. Em 2001 nós tínhamos 24 mil alunos matriculados na Rede Municipal e hoje temos 115 mil alunos. Nos últimos 10 anos crescemos significativamente, porém, a demanda ainda é bastante grande na rede municipal: só nas creches estimamos que faltam 25 mil vagas.

A Educação é frequentemente apontada como solução para os mais diversos problemas. Quando de uma tragédia sempre aparece alguém para dizer que é através da educação que situações como aquela serão resolvidas. O melhor caminho é mesmo a Educação e é até por isso que precisa de mais recursos.

As ações positivas que aconteceram nesta área na última década, como a abertura de dezenas de novos campi universitários, como o da Unifesp Guarulhos, são devidas à política adotada pelo ex presidente Lula e que a presidenta Dilma deu sequência, de priorizar a educação.

É chegado o momento, entretanto, de dar um novo salto. Daí a importância de investimentos mais robustos para a Educação que conta atualmente com apenas 5% do PIB nacional. O governo propõe ampliar para 7% e nossa luta é para que os investimentos em Educação atinjam a casa dos 10% do PIB.

Dobrando os investimentos, aumentam substancialmente nossas chances de abrir mais vagas nas escolas públicas, ampliar o tempo da criança na escola [acabando de vez com o período intermediário] e melhorar efetivamente a qualidade social da Educação, com professores melhor remunerados e escolas mais bem estruturadas.

Esta é a nossa luta agora: 10% do PIB para a Educação já!

Um forte abraço.

Facebook do Professor Moacir - http://www.facebook.com/pages/Professor-Moacir-de-Souza/233848300004007

Nenhum comentário:

Postar um comentário