
Almeida participou do ato de cessão da área da Furp / Fotos: José Luiz
junto ao Governo do Estado de São Paulo uma área de 51.150 metros quadrados, que será transformada em um parque público na região do Gopoúva.
O decreto que concede permissão de uso do terreno localizado ao lado da Fundação do Remédio Popular (Furp) foi assinado na tarde desta sexta-feira,dia 25, pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a presença do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.
“Foi um passo importante. O decreto deve ser publicado amanhã (sábado),
destinando a área no entorno da Furpe ao município, fazendo uma permissão de uso por tempo indeterminado”, afirmou o

Além de Almeida, participaram o deputado Alencar Santana e o secretário Severino Silva
Segundo Almeida, o projeto contará com quadras, pistas de caminhada, área
verde, ciclovia, entre outros benefícios. “A Prefeitura vai entrar imediatamente na área para começar a fazer as medições e as análises
necessárias para a elaboração do projeto”, ressaltou o prefeito. “Será mais uma área para que as pessoas possam fazer exercícios físicos e cuidarem da saúde”.
O acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado demorou oito anos para ser concretizado. Em 2003, a Furp, que é uma empresa estadual, solicitou uma mudança na lei de zoneamento para construir a segunda fábrica no município. Na época, o então prefeito, Elói Pietá, negociou a mudança no zoneamento com a cessão da área do entorno da fábrica, que pertencia ao Estado. A Câmara Municipal aprovou o projeto do Executivo com as alterações, mas o Estado não entregou a área que havia prometido. “O município fez a sua parte e a Furp construiu a fábrica. Houve mudança na direção da fábrica e o processo voltou à estaca zero”, lembra Almeida. “O importante é que agora vamos ter a possibilidade de fazer o parque naquele terreno.”
Almeida foi ao Palácio dos Bandeirantes acompanhado pelo secretário de
Assuntos Jurídicos, Severino José da Silva, e pelo deputado estadual Alencar Santana. “Guarulhos ganhará uma área que ficará marcada como uma grande referência da cidade na área de lazer”, afirmou o deputado.
Parque Tecnológico
Almeida também aproveitou o encontro com Alckmin para pedir mais agilidade nas negociações em torno da área da Dersa para a implantação de um parque tecnológico no município. Nas negociações com o Estado, a Prefeitura sugeriu amortizar as dívidas da estatal em troca do terreno. “Construímos uma proposta de entendimento, mas ainda não chegamos a uma solução final. O governador pediu a seus assessores para avançar nessa questão e ceder a área da Dersa ao parque tecnológico”, destacou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário