quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura entrega CEU Rosa de França neste sábado [17]

CEU conta com escola, telecentro e ginásio de esportes

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Educação entrega no próximo sábado [17], às 14h, a 1ª fase do Centro de Educação Unificado - CEU Rosa de França [Rua Sergipe, s/nº].

O CEU Rosa de França, 9º CEU entregue pela Prefeitura desde 2009, conta com a Escola da Prefeitura Margarida Maria da Conceição, ginásio poliesportivo, biblioteca, sala de atividades e telecentro.

Com oito salas de aula de creche e pré-escola, setor administrativo, cozinha e refeitório, a Escola da Prefeitura Margarida Maria da Conceição atende 400 crianças da Educação Infantil.

Centros de Educação Unificados – CEUs

Os Centros de Educação Unificados - CEUs iniciam uma nova era na educação de Guarulhos. O projeto do CEU entende a escola pública como um todo, com seu conjunto de necessidades e potencialidades. É um espaço privilegiado de relações sócio-educacionais, de convívio familiar e comunitário.

O 1º, CEU Guarulhos Pimentas, foi entregue em junho de 2010. O 2º, o CEU Guarulhos Presidente Dutra e o 3º, o CEU Guarulhos Paraíso-Alvorada, foram entregues no ano passado, em fevereiro e em abril, respectivamente.

A Prefeitura já entregou a 1ª fase de cinco CEUs Ponte Alta, Bambi, Taboão, Ottawa-Uirapuru e Cumbica. Os CEUs funcionam todos os dias, das 8 às 20 horas. Mais de 5 mil pessoas passam semanalmente pelo CEUs Guarulhos, que contam com piscinas, telecentro, centro de incentivo à leitura, além de cursos de artes, música, teatro e atividades esportivas, como natação, ginástica, futsal, basquete e vôlei.

Até o final deste ano Guarulhos terá 10 CEUs.

Margarida Maria da Conceição, que dá nome à escola do CEU Rosa de França, nasceu na cidade de São Caetano, em Pernambuco, em 25 de junho de 1939. Casou-se em 1960 com Francisco José da Silva com quem teve seis filhos [quatro mulheres e dois homens]; dois já faleceram. Veio para São Paulo ainda na década de 1960.

Em Guarulhos, ainda que com muitas limitações sócio-econômicas, ajudava os mais necessitados repartindo seus mantimentos. Margarida aprendeu com a vida sobre a importância de estender a mão ao próximo. Gostava de artesanato, porém, ajudar e cultivar o amor entre as pessoas era o que lhe dava mais satisfação.

Em 2006, Margarida Maria da Conceição iniciou sua participação no Grupo Corpo em Movimento vencendo a timidez e conquistando a simpatia de todos.

Aos 73 anos deu seu último suspiro no dia 28 de setembro de 2011, na quadra que era utilizada para atividades de ginástica da comunidade e que hoje faz parte do CEU Rosa de França. Margarida deixou muitas mensagens boas ao longo de sua existência, porém o principal, segundo pessoas que conviveram com ela era a disposição para ajudar quem mais precisava e o amor fraterno pelos seus semelhantes.

Clique aqui para ver imagem do projeto CEU Rosa de França

Foto: Mauricio Burim

Nenhum comentário:

Postar um comentário