quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"O Protesto na Rampa", 1984.

Era final do governo Figueiredo, a Ditadura militar dava seus últimos suspiros e faltava apenas um ano para que um sucessor fosse eleito. Ainda que por uma eleição indireta, após 20 anos, o governo militar seria substituído por um presidente civil.

O candidato "governista", escolhido pela antiga Arena, seria Paulo Maluf contra Tancredo Neves, ex-governador de Minas Gerais e candidato da oposição, o PMDB. Em meio a uma conferência, em que estava presente Paulo Maluf, este interpela Figueiredo dizendo "Sorria, Presidente!". A resposta não foi outra,

"Eu estou na minha casa e fico como eu quero."

A questão é que o então presidente militar estava desgostoso com a presença de fotógrafos dentro do gabinete presidencial. A situação piorou mais um pouco quando diversos fotógrafos presenciaram e escutaram a conversa entre Maluf e Figueiredo, fazendo com que o diálogo estampasse as primeiras páginas dos jornais. Lendo as manchetes, no dia seguinte, o presidente chamou os fotógrafos e jornalistas de mentirosos, alegando que a conversa nunca tinha acontecido.

Em represália, Figueiredo proibiu o acesso de qualquer fotógrafo ou cinegrafista ao seu gabinete e as poucas chances de fotografa-lo praticamente se reduziram a nenhuma. Agora, os únicos momentos propícios para tanto seriam quando o presidente subisse ou descesse a rampa do palácio.

Foi num desses episódios que os cinegrafistas-fotógrafos realizaram o protesto, visando demonstrar a Figueiredo o quanto era importante a documentação fotográfica no jornalismo. O ditador começara a descer a rampa, quando todos os fotógrafos presentes colocaram suas câmeras no chão, não registrando o momento. O acontecimento foi registrado apenas por J. França, encarregado de fazer a foto-protesto, distribuindo para todos os jornais, virando notícia mundial.

Os participantes, que aparecem na foto:Moreira Mariz, Antônio Dorgivan, Adão Nascimento, Cláudio Alves, Sérgio Marques, Julio Fernandes Francisco Gualberto, Sérgio Borges, Beth Cruz, Élder Miranda e Vicente Fonseca , o Gaúcho.

Foto: J. França

Nenhum comentário:

Postar um comentário