quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE HADDAD QUER RESULTADOS JÁ EM 2013

O secretário municipal de Educação de São Paulo, César Callegari, quer que a cidade dê "exemplo para o Brasil" e espera os primeiros resultados já nas avaliações ao final de 2013. Já está planejada uma série de ações para esses primeiros meses. "Temos que dar agilidade aos processos", afirma o secretário. Segundo ele, "são todas prioridades, todas se casam para atingir o resultado final".

Dentre as resoluções estão a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (aos oito anos, segundo o programa federal), um "processo intensivo de diálogo" com a rede para "avaliação do que tem sido feito", a instituição de rotinas de trabalho com outras secretarias para elaboração de ações em conjunto, a atuação de uma força tarefa para busca de terrenos em que serão construídas 172 creches e a revisão da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

FOCO NA ALFABETIZAÇÃO E NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
Callegari já está de olho na avaliação das políticas da nova gestão ao final de 2013, uma para diagnosticar como está a alfabetização das crianças e outra do governo federal, a Prova Brasil que fará parte da nota de São Paulo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"A cidade de São Paulo tem que dar o exemplo de que é possível alfabetizar aos oito anos e como fazer", afirma César Callegari, que era secretário de Educação Básica do MEC quando o programa federal foi lançado. Segundo ele, há 27% dos alunos de 5º ano que não estão plenamente alfabetizados. "Precisamos agir já, imediatamente", pondera o secretário.
Sobre o Ideb da cidade de São Paulo, cujas metas não foram atingidas nem em 2009 nem em 2011, Callegari diz, com firmeza, que o objetivo é superar os índices propostos. Ele adianta que serão colocados "esforços adicionais" nas turmas que farão o 9º ano em 2013. A intenção, segundo ele, é garantir a qualidade do aprendizado dos "meninos que vamos entregar para o ensino médio" de 2014.

Esse esforço nos anos finais do fundamental - que mostraram fragilidade na última divulgação do Ideb -- já será "capturado na prova [Prova Brasil] de 2013", garante o secretário. "O objetivo não é ir bem na avaliação federal, o Ideb tem que ser tradução da qualidade da educação oferecida", explica.

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