segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O por que? e o que esperar?


Fui pego de surpresa, assim com bilhões de católicos pelo mundo todo. Acho que nunca vou esquecer esta data... Onze de fevereiro de dois mil e treze. Ninguém da minha geração, da geração dos meus pais e até dos meus avós viram um fato como este acontecer. Pois fazem mais de 700 anos de Gregório para cá!
Hoje arrumando meu quarto, vejo no boletim! “Papa Bento XVI pede renuncia do cargo". Fiquei abalado tanto emocionalmente como fisicamente. Depois de algumas horas refletindo sobre isso, fiquei me questionando, sobre o por que desta decisão de nosso Sumo Pontífice!

Desde o Conclave de 2005 quando o colégio de cardeais escolheu o alemão Joseph Alois Ratzinger, como sucessor do Santo Papa João Paulo II, todos sabíamos que Bento XVI seria um Papa de transição, não só pela sua idade avançada na época como sua trajetória religiosa conservadora.

Ratzinger sempre foi considerado um dos cardeais mais conservadores do clero romano, tanto que durante anos presidiu Congregação para a Doutrina da Fé que antigamente era conhecida pela “santa” inquisição. Eis que pensando durante essas horas sobre motivos da renuncia do Papa, que venhamos e convenhamos, a desculpa de idade avançada não engana ninguém resolvi publicar este artigo sobre minha opinião.

Todos sabem que o mundo mudou, papas anteriores como o Beato João XXIII e Paulo VI já haviam percebido isso. Hoje o mundo globalizado vive uma nova era. Era esta que a Santa Sé não conseguiu acompanhar, pois ainda esta presa á dogmas e praticas conservadoras demais para aceitar que vivemos num mundo mais livre e informatizado.  O Papa Bento XVI teve durante seu curto pontificado que defender o conservadorismo dele e de parte do clero sobre assunto que estão atuais e que o mundo precisa aceitar como a questão das células tronco, do uso de preservativos, ordenação de mulheres e até mesmo do casamento de sacerdotes!

Bento XVI sempre foi abertamente contrario a essas mudanças e sempre sofreu pressões não só da sociedade como de grande parte do clero romano que é progressista, assim como nosso cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes.

Outro grande problema enfrentado durante seu pontificado, foram as inúmeras denuncias sexuais envolvendo sacerdotes, o que esbarra em muito na questão da celibato, defendido pelos conservadores da igreja e reprendido pelos progressistas!

Um pontífice não renuncia seu pontificado só pela idade, se fosse assim seria costumeiro vermos conclaves durantes esses dois milênios. O Papa Bento foi pressionado sim, e creio eu que não pelos conservadores que durante milênios comandaram a igreja de cristo e sim pelos progressistas que desde o pontificado de João XXIII foram crescendo em números entre as muralhas do vaticano.

Depois do dia 28, o Papa Bento XVI será considerado Bispo Emérito de Roma, já que o cargo de Bispo de Roma pertence ao Papa. Provavelmente ele se enclausurará em algum mosteiro dentro ou próximo ao vaticano e não aparecerá mais em publico até o momento que for se encontra com Deus.

Eis que a partir do mesmo dia 28, começarão os preparativos para um novo Conclave, mais de 130 cardeais e arcebispos irão para Roma, e dentro da capela cistina, sobre os afrescos de Michelangelo irão eleger um novo Papa.

Esses mesmos setores progressistas que pressionaram Bento XVI, culminado á sua renuncia, provavelmente já estão se articulando para este Conclave (Não me venham dizer que não á uma espécie de campanha entre os cardeais que isso é balela).

Muito provavelmente teremos surpresas com o próximo pontificado que provavelmente será de um Europeu, apesar de eu estar torcendo pelo cardeal argentino Leonardo Sandri, que tem um potencial progressista, porém com algumas atitudes conservadoras e que tem aceitação por grande parte do colégio de cardeais por ser Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

Mas mesmo que o próximo Bispo de Roma seja progressista, não vamos comemora, pois muitos dogmas serão mantidos. Não creio que a Igreja Católica Romana aceite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e liberação do aborto, por exemplo! Mas acho que teremos um avanço nas questões cientificas como no uso de células tronco e na relação de uso de preservativos!

Também não me surpreenderia se mudassem os textos canônicos em relação ao celibato, casamento de padres e ordenação de mulheres! Visto que cada vez mais temos menos sacerdotes no mundo.

Outro ponto que será muito positivo aliais já vem sendo desde o pontificado do Santo Papa João Paulo II é o dialogo com a juventude. O novo Sumo Pontífice fará sua primeira viagem oficial durante a Jornada Mundial de Juventude que será realizada no Rio de Janeiro em junho. Esse dialogo com a juventude sustenta a continuidade da única organização que sobreviveu ao Sacro Império Romano... Nossa Igreja Católica, a igreja de Cristo.

Bem, por hora é isso, vejamos os capítulos seguintes, pois ainda a muito chão até dia 28 e mais chão ainda até o final do Conclave previsto para acontecer entre os dias 15 e 20 de março! Que Deus abençoe ao próximo Papa e não só a nós católicos, como ao mundo todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário